sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projeto Melissa Academy: de olho no futuro do plástico

Criatividade é um conceito que remete os calçados de plásticos mais famosos do mundo, entretanto, fomentar e estimular o interesse em desenvolver ações criativas é o objetivo do mais novo projeto Melissa Academy que foi desenvolvido por Edson Matsuo, gerente do departamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Grendene.
O projeto visa o desenvolvimento de novas formas de pensar, trabalhar e criar com o plástico, além de desenvolver uma curadoria de design para aproximar o grande público das novidades que estão sendo lançadas na área.
A primeira edição deste projeto aconteceu na Head Géneve, a Escola Superior de Arte e Design de Génebra, o qual não tinha como tema principal projetar um sapato, e sim um walking object e um body accessory. Dessa experiência participaram 24 alunos de várias nacionalidades que produziram excelentes interpretações para o que lhes foram propostos. Prova disso, foi que dos 24 projetos, três foram selecionados para serem produzidos e comercializados.
A linha de calçados desenvolvidos pelos participantes do projeto foi à busca reminiscências, estudando o andar, o desenho dos pés a apresentação de elementos que tivessem verdadeiramente a ver com o projeto.

Assim, a Melissa Academy Metamorphose + Head Gèneve foi criada pela francesa Morgane Ribeyrolles, a qual se inspirou nas estrelas que aparecem na bandeira brasileira, representando os estados da federação. 


Cada estrela se tornou um círculo que, quando encaixado um ao outro, forma um módulo. Desta forma, as clientes da marca poderão escolher o volume que querem no acessório.
Um fundamento semelhante a esse da customização, serviu de bussola para a suíça Marine Stampfli, que criou a Melissa Academy Eclosion + Head Gèneve inspirada nas lembranças de infância da estudante, que gostava muito de brinquedos de montar e criar colares com flores. O resultado é um modelo que também pode ter a co-criação das consumidoras, já que as delicadas flores se encaixam e formam diversas opções de rasteirinha.
Recordando as memórias de infância a francesa Julie Simon criou a Melissa Academy Duck + Head Gèneve, que foi inspirada em um ícone do plástico e do divertimento que são os pequenos patos de banheira, com os quais costumava brincar quando pequena. Depois de algumas tentativas, Julie encontrou seu modelo perfeito: um sapato de boneca, com um detalhe muito irreverente – o salto em forma de pato.

Academia, inovações e Melissas. Os novos modelos causaram impacto por apresentar soluções inteligentes, criativas, com informações de moda, design e arte. A marca Melissa em suas ações, sempre reforça a vocação de incentivar e produzir a cultura e design no mundo e no Brasil. Nesse ano o projeto Melissa Academy, acontecerá no Brasil nas instituições de ensino parceiras, como a Unisinos (RS), Senai-CETIQT (RJ) e Esdi (RJ). 

E ai meninas, o que acharam desses novos modelos desenvolvidos por estudantes de design?

Por Nay Back. Melisseira.

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